Oficinas Gratuitas

A partir de 5 de abril, estarão abertas as inscrições para as atividades da Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade. As inscrições são gratuitas. Confira, abaixo, a programação do 1° semestre 2010.

Informações:
Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda
(11) 3666-5803

ARTES VISUAIS

Oficina “A Ilustração no Livro Infantil” – 15 Vagas
Instrumentalizar o participante para a compreensão e a produção de ilustrações de livros infantis, bem como, fornecer uma perspectiva histórica da ilustração infantil, desde seu nascimento no período vitoriano até a atualidade. (carga horária: 24h)

Coordenação Janaina Tokitaka
Graduada em Artes Plásticas com habilitação em gravura pelo Depto de Artes Plásticas da ECA-USP. Trabalha como ilustradora, colaborando para o suplemento infantil “Folhinha” do jornal Folha de S. Paulo e para várias editoras.

26/4 a 26/5 – segundas e quartas-feiras – 19h às 21h30
Público: com conhecimento intermediário
Faixa Etária: adolescentes e adultos
Seleção: carta de interesse

Inscrições: 5/4 a 17/4

AUDIOVISUAL

Oficina de Documentário Cinema-Verdade – 20 vagas
Colocar os participantes em contato com os procedimentos de realização cinematográfica do “cinema-verité”, movimento inspirado nos filmes de Robert Flaherty e Dziga Vertov que filmavam a vida real e teve grande repercussão na década de 60. (carga horária: 24h)

Coordenação: Luiz Daminello é formado em Cinema pela ECA/USP, mestrando na Unicamp com projeto sobre o cinema de Jean Rouch. Produziu mais de 100 filmes na África, entre filmes etnográficos e ficções. Atualmente é professor do Curso de Cinema da Universidade Anhembi Morumbi.

7/6 a 30/6 – segundas e quartas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: com conhecimento intermediário
Faixa Etária: a partir de 18 anos
Seleção: carta de interesse e currículo resumido

Inscrições: 5/4 a 28/5

FOTOGRAFIA

Oficina de Fotografia “Em busca de uma Narrativa Visual” – 15 vagas
Pretende abordar e expandir o diálogo entre o ato de fotografar e a leitura da fotografia. A partir do conteúdo teórico ministrado nas aulas, o participante poderá praticar, pensar e criar uma crônica visual sobre a cidade de São Paulo.    (carga horária: 24h)

Coordenação: Carla Bispo é fotógrafa com experiência em Antropologia, colaboradora da Revista Retrato do Brasil, National Geographic.

7/6 a 30/6 – segundas e quartas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: com conhecimento intermediário
Faixa Etária: adolescentes e adultos
Seleção: envio de 5 fotos  (análise e seleção)

Inscrições: 5/4 a 29/5

JORNALISMO CULTURAL

Oficina de Jornalismo Cultural – 15 vagas
Conhecer os diversos tipos de jornalismo cultural praticado na Europa, Estados Unidos e Brasil, identificado suas semelhanças, singularidades e importância. Debater a temática de acordo com as transformações que ocorreram no século XX e suas mudanças e perspectivas para o século XXI. (carga horária:18h)

Coordenação: Jorge Bastos é jornalista cultural, crítico literário, poeta, tradutor e editor. Por 16 anos trabalhou em Portugal no meio editorial, colaborando em suplementos culturais do Diário de Lisboa e o Independente.

25/5 a 15/6 – terças, quartas e quintas-feiras – 19h às 21h
Público: com conhecimento intermediário
Faixa Etária: adultos
Seleção: carta de interesse

Inscrições: 5/4 a 15/5

LITERATURA

Oficina Literária do Texto à Tela do Cinema – 15 vagas
Analisará as ligações existentes entre literatura e cinema a partir de textos literários escritos para servirem de argumento para roteiros de ficção.  Com base em exercícios de criação de textos fornecerá elementos para que os participantes compreendam criticamente a relação entre as duas linguagens. (carga horária:24h)

Coordenação: Wladyr Nader é escritor, jornalista, autor de vários livros de ficção. É professor de Introdução ao Jornalismo na PUC-SP. Foi editor das Revistas Escrita, Escrita Ensaio e Escrita Livro publicadas nos anos 1970/1980 pela editora Vertente, da qual foi criador e editor.

11/5 a 29/6 – terças-feiras – 18h45 às 21h45
Público: com conhecimento intermediário
Faixa Etária: a partir de 18 anos
Seleção: carta de interesse e currículo resumido

Inscrições: 5/4 a 3/5

MÚSICA

Oficina de Criação Poética e Sonora a partir da Poesia de Edgard Braga – 15 vagas
Propõe o trabalho com a criação poética e composição vocal e sonora, a partir da exploração dos recursos de linguagem gráfica e caligráfica dos poemas do alagoano Edgar Braga, (1897-1985). (carga horária: 8h)

Coordenação: Lívio Tragtenberg é compositor, músico, diretor de eventos musicais e professor. Criou, dirigiu e participou de diversos shows e espetáculos musicais no Brasil e no exterior. Compôs trilhas sonoras para vários filmes  e performances teatrais, pelos quais recebeu importantes prêmios. Foi bolsista da J.Simon Guggenheim Fondation (1990) e da Vitae (1987).

11/5 a 19/5 – terças e quintas-feiras – 19h às 21h
Público: com conhecimento intermediário
Faixa Etária: adolescentes e adultos
Seleção: carta de interesse

Inscrições: 5/4 a 3/5

TEATRO

Leitura Dramática do Texto “De Verdade” de Sándor Márai, adaptação do texto de João Paulo Lorenzon e Processo de Criação – 30 vagas
Leitura dramática, seguida de debate, do texto “De Verdade” de Sándor Márai, inédito no Brasil. A peça narra o fracasso das relações amorosas de um homem e de como ele percebe a imutabilidade do passado.  ( carga horária: 1h30min)

Coordenação: João Paulo Lorenzon é formado pelo Núcleo Experimental de Teatro do SESI. Destacam-se seus dois últimos trabalhos, ambos os monólogos: O Funâmbulo, 2009 de Jean Genet, direção de Joaquim Goulart e Memória do Mundo, inspirado na obra de Jorge Luis Borges, direção de Elcio Nogueira Seixas, indicado ao Prêmio Shell na categoria Iluminação.

28/4 – quarta-feira – 20h às 21h30
Público: interessados em geral
Faixa Etária: adolescentes e adultos
Seleção: primeiros inscritos

Inscrições: 5/4 a 27/4

Leitura Dramática do Texto “Ghetto” de Elias Andreatto, baseado na obra “Yossel Rakover dirige-se a Deus” de Ziv Kolitz e Processo de Criação – 30 vagas
Monólogo publicado em 1946, em um diário Yiddish em Buenos Aires. O texto narra a história de um testamento encontrado dentro de uma garrafa, ao lado de pedras e restos mortais, nas ruínas do gueto de Varsóvia, escrito por um judeu polonês em 1943, enquanto aguardava sua morte inevitável. (carga horária: 1h30min)

Coordenação: Fábio Herford é ator com experiência em teatro, cinema e televisão. Recentemente atuou no Teatro com a peça A Alma Boa de Setsuan de Bertolt Brechet, direção de Marco Antonio Braz; no cinema, participou do filme Salve Geral de Sergio Rezende; na TV, fez parte do elenco do seriado Norma da TV Globo.

14/4 – quarta-feira – 20h às 21h30
Público: interessados em geral
Faixa Etária: adolescentes e adultos
Seleção: primeiros inscritos

Inscrições: 5/4 a 13/4

Oficina “Processo Aberto de Criação de uma Dramaturgia a partir da obra de Franz Kafka” – 15 vagas
A partir de textos pré-selecionados de Franz Kafka será elaborado de modo coletivo um texto teatral. Pretende-se estabelecer uma dinâmica de criação literária estimulada pela filosofia e atuação teatral. ( carga horária: 24h)

Coordenação: Fabiana Serroni é formada em Dança pela UNB/DF. E em comunicação das artes do corpo, habilitação em Teatro e Performance na PUC/SP.  Trabalha há 13 anos como atriz e coreógrafa no Teatro Uzyna Uzona, dirigido por José Celso Martinez Correa.

Willis Guerra é professor de Filosofia do Direito dos cursos de doutorado e mestrado em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6/5 a 21/6 – segundas e quintas-feiras – 19h às 21h
Público: interessados em geral
Faixa Etária: adultos
Seleção: carta de interesse e currículo resumido

Inscrições: 5/4 a 30/4

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s