Como potencializar a criatividade

Senhoras e senhores…

Como potencializar a criatividade

Criatividade é a capacidade de visualizar ou idealizar algo que ainda não fez. Sabendo que todas as pessoas tem (ou deveriam ter) o mesmo direito de criar o eu quiserem com sua imaginação. Apresento aqui uma  atividade para potencializar a criação dos nossos alunos.

Formular histórias é uma pratica muito comum entre as crianças. São questionadoras e se permitem errar, isto faz com que alcem vôos extremos na invenção , de qualquer que seja sua categoria.

Podemos ter, assim uma sugestão de idéias. Por ex.:

  • Ter alguma idéia que nunca fizemos..( pode ser sozinho, mas em grupo funciona bem )
  • Pra isso pegamos um elemento principal, que pode ser animado ou inanimado. No caso , falar sobre o cérebro.
  • Pensar na estrutura física ajuda muito,como:  cérebro de gente? De bicho? Grande? Diferente? Colorido?
  • Para fermentar ainda mais as idéias bombardeamos de perguntas: Como? quando?  Por quê? Com quem?  (Achar relações de utilidade prática no meio da história pode também servir , a menos que você não se convença de que tudo aquilo não serve pra nada (risos).)

A ação de problematizar o que pensamos e buscar essas respostas estimulam a mente ao desafio . É otimo fazer de forma bem despretensiosa, como realmente uma criança que se diverte com os colegas.  

No começo pode parecer loucura, mas com o tempo fica mais fácil e, claro, muito mais divertido.

Eis aqui um exemplo de história criada na UIP-10 em  cerca de 15 minutos.:

 A origem do cérebro

Numa aldeia muito longe daqui, há cerca de 20.000 anos, haviam pessoas trabalhando a serviço do imperador. Nenhuma pessoa tinha o direito de afrontar o império.

Qualquer manifestação era censurada. Mas como as pessoas ficavam sabendo das coisas então?

Na aldeia e redondezas havia muitos ratos. Estes animais eram sagrados por sua excelência em raciocínio, sagacidade e sabedoria;portanto tinham acesso livre ao trono do imperador. Era de lá de onde tiravam informações necessárias para abastecer as tribos com conhecimento, sabedoria e discernimento. Os imperadores eram ratos imensos e muito malvados, apesar de nobres e vestes impecáveis , eram imundos por dentro, o que ganhava um olhar nojento de toda tribo.

Os ratos menores aconselhavam a população contando-lhes os segredos aos ouvidos, sem que os guardas do império soubessem.

O imperador começou a ficar desconfiado da organização e da qualidade intelectual do povo e se sentiu ameaçado. Deu ordem para que exterminassem todos os ratos informantes, mas que mantivessem o povo, para continuar servindo aos prazeres do reino.

A caça aos ratos então começou , muita informação foi perdida..muito sangue, muita morte, muita destruição…toda aquela população inteligente morrendo em vão…porem alguns ratos conseguiram se salvar. Entraram na cabeça das pessoas, que era oca e se acomodaram la.

Em média cabia de 6 a 8 ratos por pessoa. Só que o desespero por salvar vidas e a sede por conhecimento era tão grande eu as pessoas começaram a colocar cada vez mais ratos dentro da cabeça (os ratos entravam pelas orelhas , boca, nariz e ate mesmo pelos olhos das pessoas). Com essa superlotação de ate 14 ratos por cabeça eles tiveram que dar um jeito de todos se acomodarem.

O mais curioso era que as pessoas continuavam a ouvir os conselhos dos ratos, só que agora eram vários de uma vez só, e claro, muitas idéias diferentes e  inúmeras vezes ao dia.

A situação estava ficando cada vez mais difícil dentro da cabeça das pessoas.Do lado de fora a coisa ate que já não estava tão mal, mas aquele monte de ratos espremidos estava ficando insustentável. Era um por cima do outro, uns acordados outros dormindo, era tudo tão junto mas tão junto que começaram a se fundir, um no outro, lentamente…

Ate que virou uma massa só cheia de dobras e lotadas de idéias .Foi isso,então, que possibilitou as pessoas a entrarem em acordo com a força do império e entre si, mudando pra sempre a historia daquela tribo.

E esta é a origem do cérebro…

Pastel Schaefer

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Como potencializar a criatividade

  1. Infelizmente nao consegui tirar foto dos desenhos que sairam ali , mas que foi uma coisa linda ….ahhh isso foi!

    PAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s