formação 19/nov – 29ª Bienal

Aos artistas-educadores do projeto:

Dando continuidade às visitas de formação que fizemos no primeiro semestre na  Bienal, nessa sexta, dia 19 de novembro, nossa formação será uma visita à 29ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Fica no Parque do Ibirapuera e nos encontraremos às 9h30, pedimos atenção com o horário, pois a visita tem hora marcada.

Um dos motivos dessa visita, é que o tem abordado na exposição é ARTE E POLÍTICA e assim, poderemos fazer uma reflexão a partir do nosso trabalho artístico, nosso contexto e nossa prática educativa. Esta edição da Bienal está ancorada na ideia de que é impossível separar a arte da política. “Essa impossibilidade se expressa no fato de que a arte, por meios que lhes são próprios, é capaz de interromper as coordenadas sensoriais com que entendemos e habitamos o mundo, inserindo nele temas e atitudes que ali não cabiam e tornando-o, assim, diferente e mais largo.

É nesse sentido que o título dado à exposição, “Há sempre um copo de mar para um homem navegar sintetiza o seu objetivo: afirmar que a dimensão utópica da arte está contida nela mesma, e não no que está fora ou além dela. É nesse “copo de mar” – ou nesse infinito próximo que os artistas teimam em produzir – que, de fato, está a potência de seguir adiante, a despeito de tudo o mais; a potência de seguir adiante, como diz o poeta, “mesmo sem naus e sem rumos / mesmo sem vagas e areias”. Pretende, por tudo isso, envolver o público na experiência sensível que a trama das obras expostas promove, e também na capacidade destas de refletir criticamente o mundo em que estã0 inscritas. Enfim, oferecer exemplos de como a arte tece, entranhada nela mesma, uma política.”

Nossa visita será guiada pelos monitores da exposição e seremos dividos em grupos misturando todas as linguagens. Ao final, discutiremos sobre a visita e depois, tomaremos o lanche, às 12h.

Data: 19/11/2010
Horário: 9h30
Endereço: Parque Ibirapuera • Portão 3 • Pavilhão Ciccillo Matarazzo
mais informações no site da Bienal

Qualquer dúvida, entrem em contato com Nina ou o coordenador de sua regional. Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s