formações… Lixo e Arte Extraordinária

Depois de dois encontros intensos pensando sobre os PLANEJAMENTOS, quase terminamos o assunto, por sinal, inesgotável.
Dia 18/02 a formação foi no Cine Belas Artes, assistimos o filme LIXO EXTRAORDINÁRIO, um documentário sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho.

SINOPSE: Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

Veja mais em: http://www.lixoextraordinario.net/filme-sinopse.php
Assista o trailer aqui: http://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8

Evidentemente, tentamos espremer os neurônios depois e entender mais profundamente o que o filme tem a ver com nosso projeto, não foi difícil. Entre emoção e críticas poucas, refletimos sobre o tema dia 25/02.

O que acharam do filme Lixo Extraordinário? E do trabalho do Vik Muniz? E o que podemos relacionar disso com nosso trabalho? Quais impressões cada um teve e o que podemos compartilhar?

Uma boa notícia: saiu uma materia do Jornal de Sorocaba, relacionando o trabalho da Cia Artística BORBOLETA VIOLETA (dos arte-educadores-recém-pais Melissa e do Fábio) com esse documentário, a dupla atua com arte-educação ambiental dentro e fora da Fundação Casa.
Por aqui também tem lixo extraordinário” leia: http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=270626

E pra fechar o ciclo na teoria, mas pra fundamentá-lo na nossa prática: 04/03 teremos Criação coletiva e baile pra celebrar!

(TÁ, MAS O QUE ISSO TEM A VER???)
É uma sugestão das meninas de Franco da Rocha que envolve a todos da equipe na realização e também nas ideias, por favor, fiquem todos à vontade pra sugerir e REALIZAR o que quiserem e julgarem coerente, sexta-feira já está aí, não podemos perder tempo…

Vale citar que contamos com o lixo extraordinário de todos, entre os arte-educadores, especialistas e coordenadores. Vamos trazer de casa materiais tipo: garrafinhas PET, potes de plástico, trapos e tranqueirinhas que estejam encostadas nas gavetas… Tudo isso pra ser transformado em arte. Assim a gente continua naquele movimento de repensar nosso lixo e consequentemente nosso consumo. Que tal?

Pensamos em dividir a equipe em grupos assim:
1. Elaboração das Marchinhas, letras das músicas
2. Confecção de adereços e instrumentos musicais com materiais recicláveis
3. Concepção de coreografias pra iniciar o Baile
(estaremos começando as atividades às 9h, por favor não se atrasem)

Beijos, boa semana a todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s